Não acredito em coincidências. Acredito em providências. Creio que Deus tem um propósito em cada situação que vivenciamos, da mais simples à mais complexa.
Vou exemplificar: meu Pastor, Antônio Henrique Sabino, divulgou durante a semana que, no dia 25/11/2012, o tema da mensagem seria "COMO SERVIR A JESUS?", baseando-se no texto de Marcos 10.17-22.
Minha sogra, irmã Lourdes, tem passado por um período de pouca saúde. Estamos lhe assistindo diariamente, de dia e de noite, e lhe dando toda atenção necessária para que melhore. Por este motivo, fomos impedidos de estar no culto e ouvir aquilo que Deus queria nos dizer por meio de nosso Pastor.
No final da noite de domingo, fui navegar um pouco no Facebook (sim, decidi conhecer um pouco esse espaço, mas confesso que já passou aquela sensação de novidade... rs... eu já esperava que isso aconteceria, só não achei que seria tão rápido). Foi então que me deparei com a imagem abaixo no perfil (www.facebook.com/doraizabel.sousavieira) da irmã Dóra:
Não quero usar este blog para criticar uma Igreja em específico. Não quero, também, me apegar à origem da foto. Perceba que o texto bíblico mencionado na imagem é exatamente o mesmo que o Pastor mencionou ao ministrar sua pregação.
Eu não estive no culto, não sei quais aspectos do texto bíblico foram ressaltados pelo Pastor, mas quero dissertar um pouco sobre a imagem acima que me trouxe à memória algo que me incomoda há anos.
Essa cadeira da foto parece mesmo ser de ouro. Imagino que não "desperdiçariam" uma cadeira dessas em um Templo simples, feito de madeira, por exemplo, com pouco ou nenhum outro aparato de ouro... Imagino que o Templo como um todo deve ser cheio de ostentação, bonito aos olhos, deslumbrante. Mas fico me questionando: será que é isso mesmo que Deus espera de seus servos? Não me lembro de ter lido nenhum versículo dizendo "... FAZEI PARA MIM, DIZ O SENHOR, UM TEMPLO COM TODA MAGNIFICÊNCIA, CHEIO DE RIQUEZAS, LUXUOSO, POMPOSO..."
Antes que me interpretem mal, não estou afirmando que devemos simplesmente erguer 4 paredes e um teto e construir um Templo mal acabado. Estou apenas chamando as atenções para os exageros, para as "desculpas", os argumentos fajutos que usamos para construir grandes edificações, cheias de conforto, dizendo que É PARA GLÓRIA DE DEUS!
Deixamos de investir em PESSOAS para investir em COISAS. Dessa vez, estou mesmo falando de dinheiro. Eu não consigo concordar com aqueles que se desprendem de grandes quantias para edificar prédios e, para os domésticos da fé, e demais necessitados, só oferecem olhares de desprezo. Qual a dificuldade de compreender que esses prédios permanecerão aqui na Terra quando Cristo vier para nos levar ao Lar Eterno?
Deixemos de ser hipócritas! Seria bem mais bonito de nossa parte dizer: sim, estamos gastando todo esse dinheiro para criar um ambiente cada vez mais agradável para nós mesmos. Pronto.
Deus não se assenta nos nossos bancos, por mais confortáveis que eles sejam. Deus não depende de colocarmos ar condicionado nas nossas Igrejas para transformar os corações e conceder vida eterna.
Acho importante reforçar: não é que seja errado comprar o banco mais confortável que existe e nem é errado instalar ar condicionado (aliás, com o calor que estamos enfrentando nesses últimos tempos, vale a pena). Mas não, não é certo dedicar nossas finanças exclusivamente para "criar um ambiente". Devemos gastar tanto quanto (ou até mais) socorrendo os necessitados, assistindo os que estão deixando de vir aos cultos porque sequer conquistaram o dinheiro da passagem do ônibus.
Com imensa alegria no meu coração, quero parabenizar ao Pastor Antônio Henrique (e demais Pastores envolvidos na direção da Obra) que, recentemente, criou um espaço, no meio da programação do culto a noite, para compartilhar com a Segunda Igreja Batista de Osasco que há sim um irmão que se encontra desempregado e não tem participado da Obra pela falta de recursos. Parabéns, também, a SIBO que prontamente colocou a mão no bolso para oferecer pelo menos um pouco do muito que Deus nos tem concedido. Isso sim é ser Igreja! Isso sim é para glória de Deus!
E mais: sou membro da SIBO, que está em fase de Construção. Não vi em seu projeto qualquer exagero. Vi sim que aqueles que compõem sua membresia são pessoas simples e totalmente envolvidas na Obra que um dia foi iniciada pelo Senhor Jesus.
É fácil perceber se uma Igreja está vivendo o evangelho puro e simples orientado por Jesus. É fácil perceber se os púlpitos estão sendo usados apenas para entreter o povo. É fácil perceber quando uma Igreja está se deixando influenciar pelo mundo ao invés de influenciá-lo = os cultos passam a ser shows (puro exibicionismo), os passeios (momentos que deveriam focar a comunhão) passam a ser unicamente meios de arrecadação, as reuniões administrativas (que deveriam ser conduzidas na mais perfeita paz) passam a ser palco de discussões desnecessárias, o que só faz envergonhar o evangelho...
Faço minhas as palavras do Pr. Antônio Henrique: a Igreja que vai subsistir, é aquela que se baseia no Cristianismo da Igreja Primitiva. Que não gasta seu tempo pesquisando quais são os mais modernos métodos de crescimento, mas que orienta seus membros a serem verdadeiros discípulos de Jesus.
servo, dos servos, do Servo,
Roger Fernandes
